Sustentabilidade e design: muito mais que meio ambiente

Nos últimos anos, o termo sustentabilidade passou a ser muito utilizado e assumiu uma posição de destaque em diversas áreas. Ele é geralmente associado a questões ligadas ao meio ambiente, mas seu significado está relacionado, na verdade, a um sentido muito mais amplo, sendo a sustentabilidade ambiental apenas um dos tipos possíveis.

De acordo com os dicionários Aurélio e Michaelis, sustentabilidade é a qualidade do que é sustentável. Já sustentável é aquilo que pode ser sustentado, ou ainda que tem condições para se manter ou se conservar.

A partir daí, é possível perceber como o termo sustentabilidade pode estar mais relacionado a um conceito de melhor aproveitamento – de tudo, assim como a ligação com as diversas áreas, como de tempo, de espaço ou de material. E assim é no design.

Diante dos diversos problemas e restrições que as sociedades atuais, complexas, enfrentam, é evidente que os designers devem se preocupar com questões de sustentabilidade como um todo, e não apenas ambiental.

E essa preocupação, seja no design, seja em outras áreas, deve começar nas pequenas decisões, que também podem levar a resultados com grandes proporções. O melhor aproveitamento começa com as pequenas mudanças de hábitos e estratégias para que elas aconteçam.

E você, já colocou a sustentabilidade em prática hoje?







Referência
www.revistawide.com.br/design/-design-e-sustentabilidade-