Permacultura em Brasília e na sua casa.

  Permacultura é um sistema que procura criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Nessa relação, todas as trocas respeitam mutuamente homem e natureza, desde planejamento e design até práticas de higiene e alimentação.

Entretanto, engana-se quem acredita que a prática da permacultura se encontra distante do dia a dia urbano e atribulado. Em Brasília, o projeto IPOEMA, por exemplo, mostra que a cultura da permanência pode ser realizada em qualquer espaço onde haja homem e preocupação em conviver em harmonia com a natureza. O instituto aplica o sistema em suas duas chácaras (Asa Branca e Santa Rita) e também oferece cursos a todos os interessados no assunto.

E você, achou interessante? Saiba que práticas simples do seu cotidiano podem mudar a sua relação com a natureza, como fazer a decomposição do lixo orgânico ou ainda reutilizar gordura para fabricar sabão, além de reaproveitar da água da chuva. Essas são atitudes que não estão distantes do nosso alcance e que, sim, se configuram práticas saudáveis para todos.
Portanto, a permacultura pode estar em todas as cidades (como Brasília) e espaços (inclusive na sua casa), basta a vontade de querer reinventar a sua relação com a natureza.

Flor da Permacultura: os princípios da cultura de permanência

Referências:
www.ipoema.org.br
www.ecobrasilia.com.br
www.ipepa.com.br