Dicas para dar exemplo e ensinar seus filhos a construir um mundo melhor

Preservar o meio ambiente é um dos caminhos para oferecer as melhores heranças possíveis para as nossas crianças. Cultivando o desenvolvimento sustentável, criamos um sistema socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero no presente para que os frutos possam ser colhidos no futuro. Como uma das preocupações da JCGontijo é com o mundo que deixaremos para as futuras gerações, o que fica claro no projeto JCGreen, separamos algumas dicas de ações sustentáveis que podemos adotar para que os pequenos façam parte dessa mudança de comportamento.



Preocupada com o impacto das obras no meio ambiente, a JCGontijo criou o seu próprio selo de sustentabilidade. O JCGreen indica a adoção de práticas sustentáveis em que a empresa acredita, como a implementação de tecnologias limpas em seus empreendimentos; o financiamento de planos de manejo para unidades de conservação; o plantio de árvores naturais do cerrado; e a recuperação de praças, parques e áreas verdes públicas.

Entre as medidas levadas para os empreendimentos estão reúso da água, gás canalizado, isolamento térmico de coberturas, janelas e projetos arquitetônicos que favorecem a circulação de ar e um melhor aproveitamento da luz, pomar com árvores frutíferas e mini-hortas para educação ambiental, madeira de reflorestamento nos halls sociais, e processo seletivo na coleta de resíduos sólidos para reciclagem.

Dessa forma, a JCGontijo demonstra que a sustentabilidade não é apenas uma teoria. Ela é uma filosofia de vida e um modelo em que todos ganham: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente. Por isso, é extremamente importante disseminar essa cultura. Por meio do exemplo e da educação dos nossos filhos, formamos pessoas e cidadãos cada vez mais conscientes e atuantes.

Confira as dicas que separamos e, junto com a criançada, construa um mundo melhor.

Fique atento ao tempo no banho
A água é um bem precioso que está se esgotando. Ensine seu filho, desde pequeno, a não desperdiçá-la. Estipule, por exemplo, um tempo, que pode ser a duração de uma música, para ele se lavar. Outra estratégia que pode ser interessante é transformar o banho em uma corrida, alimentando também a paixão pelos esportes. Você pode cronometrar o tempo no chuveiro e oferecer pequenas recompensas quando o tempo estipulado for alcançado ou um novo recorde for batido. Só não vale deixar a higiene pessoal de lado, ok?

Reaproveite a água da chuva
Mostre ao seu filho que a água da chuva pode ser reaproveitada. Para isso, basta colocar um balde fora de casa e esperar a chuva. Quando ela parar, use a água nos sanitários e para molhar plantas que ficam na área interna.

Crie um dia da limpeza
Escolha um dia da semana para limpar a casa e chame seu filho para ajudar na retirada do lixo. Faça um mutirão de limpeza e aproveite para explicar a necessidade da coleta e da destinação adequadas dos resíduos e os impactos no caso de não fazer isso adequadamente.

Separe o lixo e coloque as crianças no comando da reciclagem
Para mudar os hábitos do seu filho, que tal o colocar no comando das ações? Atribua a ele o controle da reciclagem, por exemplo, pois assim a criança entenderá a sua importância e dará mais valor à separação do lixo. Lixeiras coloridas para os diferentes materiais (plástico, papel, vidro) são uma boa opção para despertar o interesse do pequeno. No carro, uma pequena sacola pode ser o caminho para ensinar que papeizinhos e embalagens de guloseimas jogados na rua entopem os bueiros e podem causar inundações.

Conserte ou doe brinquedos
Quando um carrinho ou uma boneca quebrar, conserte, em vez de descartar. Você também pode, juntamente com seu filho, inventar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão.

Compre e venda objetos usados
Os brechós, os bazares e as feirinhas nunca saíram de moda. Eles são uma ótima opção tanto para comprar peças a preços camaradas como para colocar à venda coisas que seu filho não usa mais. Reúna os amigos e faça desse momento uma pequena festa para as crianças brincarem e, de quebra, aprenderem com o bom exemplo.

Não desperdice os alimentos
Mostre para o seu filho a variedade de opções que existe na cozinha. Invente sucos com as frutas que estão prestes a vencer, por exemplo, ou aproveite os restos de comida e crie novas receitas.

Cultive uma horta
Em casa ou na varanda do apartamento, plante temperos em vasinhos e mostre ao seu filho a importância de plantar, cuidar e se alimentar de forma saudável.

Leve seu filho às compras
Leve seu filho à feira com você desde pequeno. Dessa forma, além de aprender a fazer compras de forma econômica, ele vai criando intimidade com produtos frescos e orgânicos, o que também pode facilitar a criar o hábito de consumir frutas e legumes.

Use sacolas reaproveitáveis
Entre na onda das sacolas ecológicas e ecobags, diga não à versão de plástico e mostre para o seu pequeno que essa prática pode ser muito bacana e saudável para o meio ambiente.

Apague as luzes sempre
Oriente seu pequeno a não deixar luzes acesas sem necessidade e a desligar os aparelhos eletrônicos. Uma medida que pode estimular o hábito na criançada é utilizar desenhos de super-heróis ou personagens favoritos nos interruptores.

Ande mais a pé
Sempre que possível, deixe o carro em casa, principalmente quando for fazer algo no próprio bairro. Vá de bicicleta ou caminhe com o seu filho. Aproveite o passeio para apreciar a paisagem e conversar sobre o que são as árvores, sua importância, seus ciclos, além de ensiná-lo a plantar uma.