Aprenda a fazer uma horta vertical

Já pensou que maravilha seria poder cozinhar usando temperos orgânicos, fresquinhos e colhidos na hora? Com uma horta vertical, em casa ou até mesmo em um apartamento, em plena área urbana, isso é possível. E nem é preciso ter muito espaço, basta uma parede ociosa e um pouco de sol. Confira o passo a passo que a JCGontijo preparou para você, aprenda a dar mais valor a alimentos livres de agrotóxico e aproveite para desenvolver uma relação direta com a terra!

Analise o seu espaço
Antes de qualquer coisa, decida onde você vai montar a sua horta vertical. Uma parede vazia pode ser um espaço perfeito para isso. Tenha em mente também quais plantas, vegetais ou até mesmo frutas deseja cultivar, levando em consideração o espaço disponível e a quantidade de luz solar que vão receber.

O ideal, para temperos e hortaliças, é um local em que haja sol por pelo menos quatro horas por dia. Na dúvida, converse com um representante de vendas em uma loja de jardinagem ou viveiro para saber quais são as espécies ideias para o ambiente disponível.

Materiais necessários
- Jardineiras (você também pode usar a criatividade e trabalhar com materiais reciclados, como calhas de chuva, garrafas pet e telhas de sobras de obras. Para temperos, podem ser usadas opções a partir de 10 cm de altura. Para hortaliças, dê preferência às mais altas, com 20 a 30 cm de altura).
- Suportes para jardineiras (é interessante verificar se não será necessário fazer furos ou adaptações para prender as jardineiras aos suportes, deixando-os prontos apenas para encaixe, antes de iniciar a fase de plantio).
- Terra preta.
- Palha seca.
- Argila expandida.
- Mudas de sua preferência.
- Pá, chave de fenda, furadeira, parafusos e buchas.

Prepare as jardineiras
- Caso opte por reaproveitar materiais, certifique-se de que eles tenham furos na parte do fundo para a drenagem.
- Forre a jardineira com uma camada de aproximadamente um dedo de argila expandida. Ela serve para reter a umidade e ajuda na drenagem do vaso.
- Preencha a metade do vaso com terra preta. As mais escuras geralmente têm mais material orgânico, logo, mais nutrientes para as plantas. O húmus de minhoca pode ser uma boa opção para o plantio.
- Plante as mudas. Retire-as dos recipientes originais e mantenha a terra em volta da raiz. Você pode plantar diferentes espécies no mesmo vaso, desde que tenham mais ou menos o mesmo porte.
- Coloque mais terra no vaso, até que as raízes das mudas fiquem completamente cobertas.
- Complete o vaso com uma camada de palha ou grama seca. Além de ajudar a reter a umidade da terra, ao se decompor, o material vira matéria orgânica e oferece nutrientes para as plantas.
 


Prenda os suportes
- Para prender o suporte de jardineira, meça as distâncias das hastes de fixação e faça furos na parede com uma furadeira. Coloque as buchas, posicione o suporte e fixe os parafusos com a ajuda da chave de fenda. Depois disso, é só colocar a jardineira no seu mais novo local.
- Repita o processo com os outros suportes, deixando uma distância de pelo menos 30 cm entre cada jardineira. De acordo com o espaço que tiver, você pode criar diversas opções de disposição, formando, por exemplo, linhas diagonais ou posicionando as jardineiras lado a lado.
 

Cuide da sua horta
- Logo após o plantio, é comum que as mudas murchem um pouco, pois elas sofrem com o processo de transposição. Não se preocupe, basta regá-las bem e aguardar alguns dias até que fiquem fortes novamente.
 


Pronto, sua horta está completa!

Fonte: Casa.com.br