A automação residencial

A automação residencial tem ganhado cada vez mais espaço entre os arquitetos e designers. Você sabe o que é isso? Basicamente, automação na decoração de interiores significa usar a tecnologia para facilitar as tarefas cotidianas em casas, escritórios e ambientes no geral.

A automação pode ser usada para controlar luzes e dimmers, e melhorar os sistemas de entretenimento, como o Home Theater ou mesmo a regulação de áudio em cômodos da casa. Outros pontos são o fortalecimento da segurança da residência e até mesmo o aumento da eficiência energética do lar.

Veja algumas facilidades que a automação residencial pode trazer para a sua casa:

- Monitoramento e abertura de portas e janelas através de senha ou da biometria.

- Controle de temperatura, ar-condicionado ou aquecimento de piso, permitindo regular a quantidade de calor de cada ambiente.

- Integração total no Home Theater, possibilitando a união de recursos de áudio, vídeo e telefonia.

- Controle de cortinas e persianas, o que ajuda na composição dos ambientes. É possível programar para escurecer salas ou clareá-las automaticamente em determinados horários.

Atualmente, existem diversos sistemas que integram todas as possibilidades de automação. Porém, sempre consulte um profissional da área para que ele faça um projeto adequado!